Existem tecnologias que podem tornar ambientes inteligentes, resultando em economia de energia, água e outros recursos naturais, mobilidade, gestão automatizada, melhoria do planejamento e gestão das atividades dentre outras mudanças. Neste contexto, a Automação tem papel fundamental a fim de tornar processos eficientes e maximizar a produção com menor consumo de energia e melhores condições de segurança.

A Automação é um sistema inteligente, para controlar e gerenciar um processo de forma automática e à distância, seu principal objetivo é efetuar medições sem a necessidade da interferência humana.

Na iluminação inteligente ela tem um papel muito importante, não só reduz o consumo de energia como melhora índices de segurança dos ambientes, em seu uso moderno, a iluminação inteligente pode ser definida através de comandos programados para operar um processo, determinando que os comandos sejam executados corretamente e diminuindo o uso de mão-de-obra.

Com o sistema de Automação, é possível controlar a intensidade de cada luminária em tempo real, diminuindo em horários pré-estabelecidos, consequentemente otimizando os custos com energia elétrica.