Controlar e gerenciar um processo ou sistema de forma automática e à distância é uma forma inteligente que otimiza tempo e dinheiro. A Iluminação Inteligente em indústrias e áreas públicas estão cada vez mais presentes nas cidades brasileiras, essa modernização facilita o acompanhamento, pois problemas podem ser resolvidos remotamente, além de identificar possíveis problemas, melhorando a qualidade de iluminação e reduzindo os custos de manutenção e gestão.

Com o sistema de telegestão é possível ainda controlar a intensidade de cada luminária de LED em tempo real, diminuindo em horários pré-estabelecidos e consequentemente otimizando os custos com energia elétrica.

A Iluminação Inteligente é mais do que apenas ligar ou desligar as luzes sem tocar fisicamente em um interruptor. Está relacionada a controladores inteligentes, sem fio, que não só ligam e desligam, mas também fornecem funcionalidade de controles avançados e podem servir como uma das formas para economizar energia de maneira inteligente. A Automação em Luminárias de LED, por exemplo, garantem um sistema de iluminação conectado, confiável e simples de utilizar, o que aumenta a eficiência energética, otimiza o ROI e segue com as regulamentações de indústrias.

Ao instalar esse sistema, cada luminária (que esteja preparada para telegestão) recebe individualmente informações de configuração que melhor se adaptem à sua função específica. Com isso, é possível configurar com precisão a quantidade de luz necessária em quaisquer circunstâncias e controlar a quantidade de energia utilizada.

Benefícios:
– Economia de energia
– Fácil instalação inicial: sem linhas de controle a serem executadas, controle de software intuitivo;
– Fácil instalação incremental (retrofit) como luzes / sensores / switches são adicionados;
– Controle granular de luzes incluindo escurecimento. Não mais apenas ON / OFF;

Etapas:
1) Conectar
2) Desenvolver
3) Implantar
4) Gerir

Considerando essas etapas, a redução de energia elétrica pode atingir até xx % se comparada a uma instalação de iluminação que não é controlada por um sistema de telegestão.