Confira 4 características para avaliar uma luminária de LED

2 de outubro de 2017
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Antes de adquirir uma luminária de LED é fundamental considerar algumas características importantes. Itens como o fluxo luminoso, temperatura de cor, eficiência e a vida útil do produto são fatores fundamentais, entretanto existem outras características muito importantes no momento de escolher o melhor produto do mercado.

Mais do que entender qual o tempo de vida útil da luminária, é saber quais parâmetros considerar, o que analisar, a eficiência do produto, grau de proteção, entre outros.

Confira abaixo algumas das principais características para avaliar a qualidade e desempenho de um produto de LED:

 

Características Fotométricas 

Fluxo luminoso – O termo técnico fluxo luminoso indica o quanto uma luminária ilumina, representa a quantidade total emitida por uma fonte de luz.

Eficiência luminosa (lm/W) –  é a relação entre o fluxo luminoso e a potência consumida, indica o quão eficiente uma fonte luminosa converte a energia que recebe.

Ângulo de abertura – Termo referente ao grau que determina o ângulo irradiado da fonte luminosa.

Curva de distribuição luminosa – analisa o tipo de fotometria e indica a intensidade luminosa de um ponto de luz em um determinado plano.

UGR (Unified Glare Rating)- É a sigla referente ao índice de ofuscamento produzido por uma fonte de luz; uma forma numérica para definir o brilho de uma luminária e quanto ofuscamento ela produz.

 

Características Cromáticas

Temperatura de cor e sua tolerância – Muito falada em projetos luminotécnicos, a temperatura de cor expressa a aparência de cor de uma luz. Quanto mais alta, mais azulada é a cor da luz, enquanto que quanto mais baixa, mais amarelada irá ficar.

Índice de reprodução de cor – de Sigla IRC, o índice de reprodução de cor é a medida de correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante uma fonte de luz. Corresponde a um número variando de 0 a 100, sendo que atualmente as luminárias LED variam de 70 a 80.

 

Características Mecânicas

Grau de proteção IP – Classes de proteção IP ou grau de proteção IP são padrões internacionais definidos pela norma IEC 60529 a fim de proteger equipamentos. Saiba mais sobre Grau de proteção IP aqui

Características dos materiais –  A vida útil da luminária com tecnologia LED não depende somente da vida útil do LED, mas das condições de todos os componentes do produto.

Resistência a impactos IK, vibrações e a força do vento –  Testes realizados a fim de garantir resistências às condições atmosféricas, considerando tamanhos, materiais e dimensões da luminária.

 

Características Elétricas 

Não dimerizável / Dimerizável –  Com uma luminária com controle de dimerização é possível regular a intensidade do brilho da luminária, permitindo otimizar o consumo e a intensidade da luz e regular a temperatura do ambiente.

Proteções contra surto – Dispositivos com proteção contra surtos (DPS) desviam as correntes de surto da luminária, ou seja, evitam surtos elétricos normalmente causados por descargas atmosféricas ou oscilações de rede.

 

Confira na íntegra a palestra Como Avaliar um Produto LED: Certificações e Características, ministrado pela Arquiteta Juliana Iwashita no primeiro Congresso de Iluminação da Conexled.

 

Considerando as quatro principais características no momento de avaliar uma Luminária de LED, a Conexled está preparada para atender o segmento industrial que necessita de iluminação de alto rendimento fornecendo relatórios de ensaios sobre os produtos desenvolvidos. São perfeitas para iluminação de armazéns, galpões, indústrias alimentícias, farmacêuticas, usinas, áreas públicas, postos de combustíveis e todas os locais que necessitem de iluminação eficiente, assegurando uma iluminação profissional com qualidade e garantia.

Grande parte da linha de produtos está preparada ou pode ser fornecida com equipamentos de Telegestão ou Automação, ou seja, são ainda mais eficientes, pois com esse sistema será possível controlar a intensidade de cada luminária em tempo real, diminuindo em horários pré-estabelecidos e consequentemente otimizando os custos de energia e manutenção.

As luminárias Conexled ainda produzem um calor mínimo e não emitem raios ultravioletas, além de serem recicláveis e não contaminarem o meio ambiente, contribuindo na redução de impactos ambientais.

 

Conheça os produtos: