Utilizando Telegestão para reduzir custos industriais

23 de agosto de 2017
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Atualmente vêm surgindo novas demandas para economia de energia no País, pois, com o custo da energia elétrica aumentando consideravelmente a cada dia, é importante pensar em alternativas viáveis para economizar. No cenário industrial com certeza você já se deparou com lâmpadas acesas sem necessidade, tanto em ambientes externos como internos, seja pela luz natural ou pelo ambiente vazio, ou já presenciou reuniões em que ao término todos saíram e ninguém se lembrou de apagar as luzes. Enfim, é possível citar diversas situações como essas em que exista desperdícios, resultando na ineficiência e gastos desnecessários.

Em uma indústria, geralmente esse controle de energia é feito por funcionários, que na maioria das vezes precisam ir até quadros elétricos em pontos nem sempre acessíveis para acender e apagar luzes, então por que não investir em um sistema inteligente de telegestão que facilitará esse controle de maneira simples e segura? Com a telegestão e automação, nesse mesmo cenário, o colaborador poderia ligar e desligar a iluminação de maneira remota, ou seja, sem necessidade de deslocamento e evitando consequentemente riscos desnecessários. Um sistema de telegestão utiliza uma programação apropriada que ainda leva em conta as mudanças da luz natural ao decorrer do ano (por exemplo, o horário de verão), utiliza também sensores de presença e luminosidade que podem ser controlados rapidamente através de um aparelho móvel.

O sistema de telegestão é bem simples, uma luminária dotada de uma antena específica se comunica com outras luminárias que, por sua vez, se comunicam com uma central. Esta central comanda o grupo de luminárias fazendo a dimerização e monitorando o status da luminária, como vida útil, temperatura, programando para acender ou apagar automaticamente, dentre outros recursos mais elaborados.

Colaborando para uma indústria eficiente, a Conexled atua na fabricação de Iluminação LED de Alta Performance e a maior parte da linha de fabricação está preparada ou pode ser fornecida com equipamentos de Telegestão ou Automação. Com esse sistema é possível controlar a intensidade de cada luminária em tempo real, diminuindo em horários pré-estabelecidos e consequentemente otimizando os custos com energia elétrica.

Adquirir luminárias de LED que podem ser fornecidas com esse sistema sem dúvidas é uma excelente opção nos dias atuais, primeiro porque as luminárias de LED garantem qualidade na emissão de luz e economia de energia, segundo porque esse sistema facilitará processos internos e custos desnecessários.

Investir em recursos para tornar as indústrias eficientes irá combater o desperdício, além de melhorar o conforto e segurança do local. Vale lembrar que esse sistema funciona também para empreendimentos mais antigos  desde que seja realizado um projeto com planejamento, análises e instalação correta feitos por uma empresa que forneça iluminação com Alta Performance.