Você sabe o que é Temperatura de Cor e IRC?

13 de julho de 2017
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Para padronizar e deixar um ambiente agradável, diversos fatores devem ser analisados, entre eles, a cor da parede, os objetos escolhidos e principalmente a iluminação adequada. Entretanto, existe outro detalhe que pode mudar tudo no ambiente: a temperatura da cor usada e o IRC.

Muito mencionado em projetos luminotécnicos, a temperatura de cor de uma fonte luminosa é uma importante característica a ser analisada, ela expressa a aparência da cor emitida pela fonte de luz. É indicada em unidades chamadas Kelvin (K) e seu valor determina se as luminárias produzem luz suave ou clara, ou seja, quanto mais alta a temperatura, mais claro será a tonalidade da cor. Luminárias quentes possuem temperatura de cor em torno de 2700K, já as luminárias frias possuem temperatura de cor maior do que 5000 K

temperatura-de-cor-conexled

 

 

 

 

 

Por exemplo, se pensarmos em luz quente ou fria, não nos referimos exatamente à temperatura da luminária, mas sim à sua tonalidade, ao aumentar a temperatura de cor, a cor da luz emitida passa de uma tonalidade quente a uma tonalidade mais fria ( do avermelhado para o azulado).

Luz com tonalidade mais suave, deixa o ambiente mais aconchegante, já uma luz mais clara, torna o ambiente mais estimulante.

temperatura-de-cor-conexled2

temperatura-de-cor-conexled-variação

 

 

 

 

 

 

 

O IRC ou Índice de Reprodução de Cor é a escala (de 0 a 100) utilizada para medir a fidelidade de cor que a iluminação reproduz em um objeto ou de uma superfície iluminada, por exemplo, as Luminárias com Índice de Reprodução de Cor entre 80 a 100 reproduzem mais fielmente as cores, independente da sua Temperatura de Cor (K).  Quanto mais baixo o índice, mais deficiente será a reprodução das cores.

Indice-de-reprodução-de-cor-conexled

indice-de-reprodução-de-cor-conexled-2

 

 

 

 

 

 

Informações como essas são muito importantes no momento de escolher o produto ideal para cada ambiente, se considerado a luz com tonalidade de cor mais quente, o ambiente será mais aconchegante e confortável, ou seja, são ideais para dormitórios, salas de estar, entre outros. Já a luz mais clara é estimulante e geralmente são utilizadas em ambientes de trabalho, como escritórios e indústrias.

As Luminárias de LED Conexled possuem Temperatura de Cor Padrão 5 000K, ou seja, são ideias para aplicações Industriais, Públicas e ambientes que exijam Iluminação de Alta Performance. Proporcionam alta uniformidade luminosa e excelente distribuição da luz, o que aumenta os índices de iluminação sem aquecer o ambiente iluminado. A Conexled realiza ainda os projetos luminotécnicos, onde são testados os fluxos de iluminação e ângulos a fim de identificar o produto ideal para cada ambiente.

Para outros detalhes sobre os Produtos Conexled, acesse a Ficha Técnica dos produtos.

Para saber mais sobre IRC e Temperatura de Cor, assista agora a palestra ministrada pela Juliana Iwashita no primeiro Fórum de Iluminação organizado pela Conexled para instruir o mercado com o que há de mais novo e atualizado em iluminação Pública e Industrial.