A Importância da Iluminação nos Estacionamentos

18/01/2018
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Os estacionamentos, sejam eles ao ar livre ou cobertos, de shoppings, supermercados ou prédios variam em tamanho e localização, no entanto, todos eles têm requisitos básicos como a preocupação com a segurança do local devido o alto fluxo de pessoas. Quem utiliza esses ambientes sempre deve estar (e se sentir) seguro e, para isso, os veículos e rotas de circulação devem estar sempre bem iluminadas.

Em primeiro lugar o estacionamento precisa estar seguro, especialmente nos períodos noturnos. Se estiver perto de um centro comercial, por exemplo, pode haver uma movimentação grande de pedestres, compradores e motoristas pensando em qual caminho seguir, então a boa uniformidade da iluminação não só irá melhorar a visibilidade, mas ajudará essas pessoas a entrar e sair de seus carros com mais segurança e conforto.

Além da segurança é preciso ainda considerar uma iluminação eficiente que contribua na redução dos custos de energia elétrica, mesmo porque muitos estacionamentos hoje estão iluminados excessivamente ou muito iluminados em determinadas áreas e muito escuros em outras, o que gera custos desnecessários e sem um resultado satisfatório. Além disso, a iluminação eficiente torna o ambiente convidativo, não apenas para clientes, mas também para os colaboradores que frequentam todos os dias o local. Para que isso seja possível é importante que os estacionamentos sejam projetados com uma iluminação eficiente de acordo com normas e com a realização de um projeto luminotécnico, garantindo as reduções de sombras entre os carros e tornando a iluminação uniforme.

Entre as opções disponíveis no mercado, sem dúvidas, a iluminação de LED é a opção perfeita, além de ser mais eficiente do que as luminárias convencionais, pois produzem a mesma quantidade de luz (ou lúmen) utilizando bem menos energia, o calor gerado é mínimo, o que também contribui na economia energética. A baixa manutenção do produto é outro fator importante, pois graças a vida útil extremamente longa, as substituições são reduzidas a praticamente zero.

Se fornecidas com equipamentos de Telegestão ou Automação oferecem ainda outras vantagens, como a possibilidade de controlar a intensidade de cada luminária em tempo real e diminuir em horários pré-estabelecidos, consequentemente otimizará ainda mais os custos com energia elétrica. Vale lembrar também que as luminárias de LED não emitem raios ultravioletas, são recicláveis e não contaminam o meio ambiente, o que contribui na redução de impactos ambientais.

Conheça projetos de iluminação LED em estacionamentos realizados pela Conexled:

 

Após perceberem a redução real nos custos de energia, muitos estabelecimentos tem optado pela substituição por Luminárias de LED, mesmo com o investimento inicialmente mais alto do que a iluminação convencional, os benefícios no uso das luminárias LED fazem a troca valer a pena rapidamente. Optar por luminárias de qualidade, além de resultar em ambientes agradáveis, equilibrará a incidência de luz da maneira que se espera para o espaço.  Vale lembrar ainda que para que exista êxito nesse projeto, é fundamental investir em produtos de Alta Performance que somente empresas capacitadas e que entendem de iluminação de qualidade podem oferecer, caso contrário o resultado não será satisfatório.

Faça aqui o seu Projeto Luminotécnico e confira todas as vantagens da utilização de Iluminação LED em seu projeto.

Conheça as luminárias indicadas para Iluminação Pública Profissional: