Com o aumento da conta de energia elétrica confira dicas para economizar nas indústrias

27/08/2018
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

A falta de chuvas tem deixado os reservatórios de água em níveis baixos em diversos estados do Brasil, por conta disso os consumidores passarão a pagar a nova tarifa de energia elétrica. O aumento foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEE) que aprovou reajuste para residências e empresas de diversas regiões. A decisão foi tomada em virtude da redução no volume de água das usinas hidrelétricas, com isso, há a necessidade de utilizar energia produzida por usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.

Já que a bandeira vermelha vai pesar ainda mais nos custos das empresas, a Conexled preparou algumas dicas que contribuirão com a economia nos ambientes corporativos. Confira:

Reutilização da água

A possibilidade de reutilizar a água nas organizações não deve ser apenas uma preocupação financeira, mas também ambiental e, sabendo que água é um recurso limitado e essencial para a vida humana, o ideal é pensar no melhor aproveitamento dela. Existem diversas possibilidades para aplicar o reuso e melhor aproveitamento da água em uma empresa, um exemplo simples é a captação da água da chuva para utilização em tarefas como lavagens de pátios ou limpeza de máquinas, o importante é avaliar a melhor forma de reaproveitar.

Uma excelente opção é buscar empresas certificadas e qualificadas para ter certeza que o aproveitamento seja feito de maneira eficiente e orientar os colaboradores para que todos trabalhem como multiplicadores dessa ideia.

Redução de registros impressos

Reduzir o desperdício de papel é uma excelente prática nas organizações, porque além de representar economia, elimina também o uso excessivo de papel. É importante conscientizar a todos os colaboradores que muitos documentos podem ser mantidos em formato digital e avaliar quais os tipos de documentos devem inevitavelmente ser impressos.

Trocar a iluminação

O uso indiscriminado da energia elétrica é outro vilão nas despesas da maioria das empresas, porém, mais do que desligar as luzes ao sair do ambiente, é fundamental pensar em soluções que diminuam significativamente os impactos do uso de energia elétrica no planeta. Uma opção é a substituição das luminárias convencionais por luminárias de LED, elas são sustentáveis, pois não contêm elementos poluentes se comparadas com as luminárias convencionais.

Outro benefício da luminária de LED é o baixo consumo de energia, que causa, além de muita economia, uma diminuição na necessidade de geração de energia elétrica e assim reduze impactos ambientais. Além desses benefícios, o LED não emite calor, o que ajuda ainda na redução de consumo de energia no aparelho de ar condicionado que trabalhará menos tempo para climatizar um ambiente.

Os produtos que usam energias renováveis também têm sido uma excelente alternativa para quem deseja aderir a novas fontes de energia para contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda economizar. Opte pela luminária Solar de LED que, como o próprio nome diz, funciona à base de luz solar com uma placa que capta e reserva a energia necessária para o seu funcionamento nas baterias internas e assim ilumina de forma ecológica sem gastos com energia elétrica.

Com algumas mudanças é possível optar por soluções sustentáveis para reduzir os custos nas empresas considerando a necessidade do mercado corporativo. Pensar de forma sustentável também pode ser muito positivo para a organização, já que estas práticas diminuem o consumo de energia e melhoram a imagem da empresa perante o mercado.

 

Faça seu projeto e orçamento de Iluminação LED clicando aqui