Conheça as principais vantagens do horário de verão

30 de outubro de 2018
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

O horário de verão começa à 0h do próximo domingo, dia 04 de Novembro de 2018 quando o relógio deverá ser adiantado em 1h em diversas regiões do Brasil. Embora a mudança anual costuma gerar reclamações por parte das pessoas que tem dificuldades de acordar cedo, a medida trás muitos benefícios para a população.

Esta é a época ideal para melhorar a qualidade de vida com o melhor aproveitamento da luz solar, com dias mais longos é possível aproveitar o começo da noite para o lazer. Sair do trabalho e ainda ver o sol é um grande estímulo para fazer uma atividade física ou passear com a família com mais segurança ao entardecer. Outra vantagem importante é a segurança nos serviços de manutenção que podem ser executados com o dia ainda claro nas instalações que precisam de manutenção fora do expediente.

Mas entre as vantagens, a economia de energia, é o principal benefício do horário diferenciado durante o verão. Nesta época, quando o sol nasce mais cedo e os dias se tornam mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica, ou seja,  além de evitar a sobrecarga, reduz o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrada a maior demanda por energia. Entretanto, mais do que a redução da conta de energia elétrica no final do mês durante o período do horário de verão, este é um bom momento para que todos reflitam sobre o consumo consciente de energia e formas de contribuir com o bom uso deste recurso. Uma medida bastante positiva é a substituição da Iluminação Convencional por Iluminação de LED, as vantagens são inúmeras, principalmente quando falamos de durabilidade, economia e sustentabilidade.

As luminárias de LED com qualidade são fabricadas visando o menor consumo de energia possível e luz superior ao das luminárias convencionais, podendo trazer uma economia de até 75% de energia e enorme redução de manutenção e trocas. Esta é uma oportunidade para reduzir a quantidade de energia gasta e, consequentemente, diminuir o custo da conta no final do mês. Nas Indústrias, por exemplo, optar por LED é uma excelente escolha, o uso indiscriminado da energia elétrica é um vilão nas despesas da maioria das empresas, então mais do que desligar as luzes ao sair do ambiente, é fundamental pensar em soluções que diminuam significativamente os impactos do uso de energia elétrica no planeta e economizam de verdade.

Muitas luminárias em LED ainda podem ser fornecidas com equipamentos de Telegestão, ou seja, economizam ainda mais energia, pois com um sistema de controle inteligente será possível controlar a intensidade de cada luminária em tempo real, diminuindo a iluminação em horários pré-estabelecidos e consequentemente otimizando custos com energia elétrica.

Pensar em soluções eficientes para redução de custos energéticos tem sido cada vez mais importante e cada empresa deve estabelecer como regra um plano de contenção a fim de contribuir com o bom uso de recursos naturais. E vale lembrar que a economia de energia não deve ser apenas uma preocupação financeira, mas considerar as questões ambientais na empresa e em casa.

Fique atento se você deverá adiantar seu relógio e tenha um excelente verão.

Fale com um consultor Conexled e melhore a iluminação de sua Indústria.