Entenda como é feito o cálculo luminotécnico em iluminação de LED

26/03/2018
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Uma boa iluminação é muito mais que apenas fornecer uma fonte luminosa de grande intensidade, é essencial que qualquer tipo de tarefa seja realizada com conforto e facilidade. Seja para criar um conforto visual adequado ou economizar energia elétrica, é fundamental a realização do calculo luminotécnico para que seja possível definir a quantidade de luz ideal para cada ambiente ou situação.

Para ajudar a satisfazer os aspectos quantitativos e qualitativos exigidos por um ambiente, foi desenvolvida a norma brasileira ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 (Iluminação de ambientes de trabalho internos). Essa norma apresenta e estabelece níveis médios de Iluminância para proporcionar segurança e desempenho visual em diversas áreas de trabalho.

Veja abaixo exemplo de quantos lux médios você precisa para cada tarefa em um escritório:

  • Arquivamento, cópia, circulação: 300 lux
  • Escrever, teclar, ler, processar dados: 500 lux
  • Desenho técnico: 750 lux
  • Estação de projeto assistido por computador: 500 lux
  • Recepção: 300 lux

Esse cálculo envolve fatores que podem interferir em um grau maior ou menor de luminância. Quem trabalha com luminotécnica pode utilizar algumas ferramentas para definir esse índice com precisão.

Confira abaixo a fórmula simplificada para saber se determinada luminária será ideal para um ambiente:

lm (fluxo luminoso total no ambiente) ÷ m² do local = lux total no ambiente

Supondo que temos um galpão com 35,00m de comprimento por 20,00m de largura, com 6,00m de altura. Quantas luminárias serão necessárias para iluminar este ambiente? Veja abaixo um pré -cálculo que você pode fazer para dimensionar seu ambiente:

Você deve saber ou ter uma idéia de qual luminária quer utilizar. Supondo que quero utilizar 15 luminárias high Bay de 14.490 lumens. Essa quantidade é suficiente para eu alcançar um nível de iluminância de 300 lux no meu galpão?

Área do Galpão: 700m². 15 luminárias x 14.490 lumens = 217.350 lumens no galpão total. 217.350 lumens ÷ 700m² = 310,5lux

Isto é um pré cálculo que pode te auxiliar a projetar seu ambiente. Seguindo os níveis médios de iluminação estabelecidos pela NBR 8995, você consegue prever uma iluminação eficiente.

Vale lembrar mais uma vez que realizar o cálculo luminotécnico é fundamental para um projeto de iluminação LED bem executado, considerando tudo sobre o ambiente e suas características, como o teto, as paredes, o chão, entre outros. É importante ainda escolher a luminária correta para usar no seu ambiente, verificando também a iluminância adequada para cada local.

Para conferir algumas dicas para a elaboração de projetos luminotécnicos, clique aqui.