Ginásio do Palmeiras é iluminado com LED e atende normas da ABNT

10/09/2018
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Quando falamos em iluminação de ginásios e quadras não imaginamos que é fundamental atentar-se em alguns fatores importantes para que a iluminação do local seja eficiente, ou seja, não basta instalar um projetor em cada canto da quadra e obter bons resultados.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece níveis mínimos de iluminância médios de acordo com o ambiente, para ginásios e quadras é a NBR 8837-1985. Independente do esporte praticado no local, o projeto de iluminação deve atender a esta norma, que além de definir níveis de uso como recreativo, competitivo e profissional, garante boa visibilidade nos períodos noturnos e diurnos, já que o olho humano enxerga de formas diferentes nesses dois períodos.

Também, um bom ginásio de esportes deve levar em conta a uniformidade da luz, a ausência de ofuscamento, a altura dos postes, um bom nível de fidelidade de cores (IRC maior que 75), o tom da luz adequado (temperatura de cor 5000K para cima, ou seja, luz branca) e a manutenção dos equipamentos.

Considerando todos esses fatores que um dos mais tradicionais clubes do Brasil, a Sociedade Esportiva Palmeiras localizado em uma área nobre da Zona Oeste de São Paulo (SP), optou pela utilização de luminárias LED no novo projeto de iluminação. O local que conta com uma completa estrutura de atividades, lazer e entretenimento para seus associados, utilizou projetores de LED no ginásio com capacidade para 1500 expectadores.

Esse projeto resultou em uma iluminação uniforme, sem sombras e ofuscamento, permitindo a clara percepção de objetos e linhas demarcatórias pelos atletas. Além de atender às normas técnicas e recomendações das modalidades esportivas do ginásio, a solução de iluminação LED contribuiu na redução dos custos de energia elétrica. Houve ainda redução no custo de manutenção do local, graças a vida útil extremamente longa das luminárias de LED, a manutenção será a longo prazo.

No total foram utilizados nesse projeto, 92 Projetores LED Modulares da Linha Indaiá Conexled. A linha possui sistema modular que proporciona facilidade na manutenção e fornece ótimo desempenho e versatilidade para aplicações em quadras, ginásios, armazéns, galpões, entre outros. Destaca-se pelo design moderno e arrojado com alta resistência mecânica,além de proporcionar fácil instalação e possuir peso reduzido.

A linha Indaiá utiliza LED High Power Osram apropriados para iluminação profissional e de acordo com diretrizes da norma IES LM-80. Devido ao avançado sistema óptico, o conjunto de LED e lente proporciona alta uniformidade luminosa e excelente distribuição da luz, reduzindo o ofuscamento e aumentando os índices de iluminação.

Confira a ficha técnica completa do produto.

Encontre outros produtos para iluminação de quadras