Iluminação do Futuro: Tendências e Tecnologias

16/10/2017
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Ao longo dos anos o setor de iluminação tem mudado graças à introdução do LED no mercado. Essa tecnologia tem muitas características e benefícios, como a eficiência, a alta durabilidade, baixa manutenção e tecnologia limpa; a utilização da tecnologia LED tem inúmeras vantagens e faz com que as tecnologias tradicionais sejam substituídas.

Segundo pesquisas da arquiteta e especialista em Certificações Juliana Iwashita, a tecnologia LED está abrindo portas nunca imaginadas. O controle da luz, por exemplo, será uma grande mudança para o futuro, pois, a interação com as luminárias mudará e, junto com os produtos em LED, a eficiência será muito maior do que a que encontramos hoje.

No atual cenário de iluminação LED o produto pode ser utilizado em praticamente todos os segmentos e sua tecnologia tem se tornado cada vez mais eficiente, pois é possível manter um fluxo luminoso alto e reduzir a potência, diminuindo assim os custos de energia. Além disso, hoje já é possível controlar a iluminação com sensores de presença, programações de horários ou controles por vozes.

O cenário da tecnologia de iluminação em LED ainda será muito mais eficiente, pois a tendência é ter uma iluminação cada vez mais pensada e projetada para atender as necessidades de pessoas.

Um termo muito falado nos dias de hoje e totalmente voltado a iluminação do futuro é o Human Centric Lithting. Esse termo refere-se a iluminação centralizada nas necessidades físicas e fisiológicas do homem, possibilitando que um único produto proporcione sensações diferentes. Muito falada também nos dias atuais, a Internet das coisas (do inglês, Internet of Things) ou simplesmente IoT se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores.

Quando trazemos esse conceito a iluminação LED, pode-se citar a tecnologia de Telegestão, onde as luminárias são capazes de se comunicar e transmitir dados de maneira remota e rápida.

Outro ponto a ser considerado é a Iluminação Conectada, com ela o produto estará conectado com a internet, aplicativos e redes sociais, facilitando o gerenciamento com outros sistemas como calendários ou com a iluminação natural. Já com o conceito Tunable White a iluminação vai mudar ao longo do dia, de acordo com fluxo luminoso ou intensidade, selecionando a cor em função do horário, não apenas mudando a sensação de iluminação do ambiente, mas sim, realçando mais as cores principalmente em ambientes que necessitam de melhor iluminação. Hoje um dos setores que precisam dessa tecnologia, por exemplo, é a Indústria Têxtil, pois ela tema necessidade de reproduzir a cor fielmente.

Confira na íntegra a palestra sobre Iluminação do Futuro, ministrado pela Juliana Iwashita no primeiro Congresso de Iluminação da Conexled na qual explicam de maneira didática todas essas tendências e tecnologias.

A Conexled está preparada para atender o segmento industrial que necessita de iluminação de alto rendimento. São perfeitas para iluminação de armazéns, galpões, indústrias alimentícias, farmacêuticas, usinas, áreas públicas, postos de combustíveis e todas os locais que necessitem de iluminação eficiente, assegurando uma iluminação profissional com qualidade e garantia.

Grande parte da linha de produtos está preparada ou pode ser fornecida com equipamentos de Telegestão ou Automação, ou seja, são ainda mais eficientes, pois com esse sistema será possível controlar a intensidade de cada luminária em tempo real, diminuindo em horários pré-estabelecidos e consequentemente otimizando os custos de energia e manutenção.

As luminárias Conexled ainda produzem um calor mínimo e não emitem raios ultravioletas, além de serem recicláveis e não contaminarem o meio ambiente, contribuindo na redução de impactos ambientais.

 

Conheça os produtos: