No dia do Engenheiro Ambiental saiba como contribuir com um ambiente sustentável nas empresas

30/01/2018
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Hoje, dia 31 de Janeiro, comemora-se o dia do Engenheiro Ambiental, responsável por desenvolver projetos para solucionar problemas ambientais e preservar itens como a qualidade da água, do ar, do solo, dentre outras coisas. A produção e intervenção humana provoca diversos impactos negativos na natureza, entender as consequências das ações humanas e apresentar soluções eficientes é o foco do profissional de Engenharia Ambiental.

Entretanto, mais do que deixar as responsabilidades para esse profissional, é conscientizar toda a população e empresas a pensarem em soluções para a preservação dos recursos naturais e a minimização dos impactos negativos no ambiente. A sustentabilidade é algo presente no dia-a-dia e só tende a aumentar, sabendo disso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo na contribuição de um ambiente sustentável no ambiente corporativo, afinal essa responsabilidade é de todos nós.

  • Incentive os colaboradores

Um dos principais desafios para contribuição de um ambiente sustentável nas empresas, sem dúvidas, é contar com o envolvimento dos colaboradores.  Todos precisam ser estimulados a adotarem valores e comportamentos que a empresa pretende fundamentar suas práticas ambientais.

  • Reutilização da água

A possibilidade de reutilizar água nas organizações deve ser uma preocupação ambiental e, sabendo que água é um recurso limitado e essencial, é fundamental pensar no melhor aproveitamento dela. Entre as possibilidades, uma bem simples e eficaz é a captação da água da chuva para utilização em tarefas como lavagens de pátios ou limpeza de máquinas.

  • Opte por tecnologias eficientes

Entre as tecnologias atuais, os sistemas de Automação e Telegestão permitem reduzir impactos ambientais, especialmente em iluminação que o consumo é constante. Esses sistemas possibilitarão regular a temperatura do ambiente e controlar através de sensores de presença de forma inteligente através de uma programação rápida em um aparelho móvel. Saiba mais sobre Automação e Telegestão

  • Utilize a iluminação correta

Escolher a iluminação correta renderá um consumo de energia eficiente e econômico. O uso da energia elétrica é um vilão nas despesas da maioria das empresas, porém, mais do que desligar as luzes ao sair do ambiente, é fundamental pensar em soluções que diminuam significativamente os impactos do uso de energia elétrica no planeta. A melhor opção é a substituição das luminárias convencionais por luminárias de LED, elas são sustentáveis, pois não contêm elementos poluentes se comparadas com as luminárias convencionais. Outro benefício da luminária de LED é o baixo consumo de energia que causa, além de muita economia, uma diminuição na necessidade de geração de energia elétrica e assim reduzir impactos ambientais. Além desses benefícios, o LED não emite calor, o que ajuda na redução de consumo de energia no aparelho de ar condicionado que trabalhará menos tempo para climatizar um ambiente.

  • Invista em novas fontes de energia

Os produtos que usam energias renováveis também têm sido uma excelente alternativa para quem deseja aderir a novas fontes de energia para contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda economizar. Exemplos disso são as luminárias Solares de LED que, como o próprio nome diz, funcionam à base de luz solar com uma placa que capta e reserva a energia necessária para o seu funcionamento nas baterias internas e, assim, ilumina de forma ecológica sem gastos com energia elétrica.

Com iniciativas voltadas à sustentabilidade é possível usar os recursos de forma inteligente e eficiente a fim de contribuir com a conservação do meio ambiente. O mais importante é, não apenas observar as mudanças, mas buscar cada vez mais melhorias para construirmos uma sociedade mais sustentável e próspera.