Os erros na hora de escolher uma luminária de LED

16/05/2018
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Nos dias atuais uma das principais medidas sugeridas são as substituições de luminárias convencionais por luminárias de LED e os motivos que justificam essa substituição são inúmeros, entre eles a redução no consumo de energia elétrica, custo de manutenção e com certeza o aumento significativo da vida útil do produto. Entretanto, mais do que optar pela troca da iluminação, a escolha do produto ideal é fundamental para que todos esses benefícios sejam realmente verdadeiros.

Geralmente as luminárias são escolhidas pelo melhor preço, mas é necessário ficar atento em algumas características importantes, como o LED utilizado na luminária, o fluxo luminoso e a garantia que o fabricante oferece.

1. Modelo
Existem muitos modelos de luminárias LED disponíveis no mercado, entre elas opções apropriadas para iluminação industrial, pública e corporativa. O ideal é estudar o produto indicado para cada ambiente para que não haja excesso ou falta da iluminação adequada.

2. Não se atentar às marcas do LED e Driver escolhidos

A principal característica é optar por uma luminária que possui LED de alta qualidade e procedência, ou seja, escolher um produto que o LED tenha boa emissão de luz com um baixo potencial energético. O Driver ou fonte de alimentação também devem ser de alta qualidade e de durabilidade compatível com o LED.

3. Não analisar o valor de lúmens do produto

Outro fator fundamental é analisar o valor de lúmem, que é a unidade de medida das luminária para mensurar luminosidade ou fluxo luminoso, ao contrário do watt, que é mais conhecido no mercado e diz respeito somente ao custo de energia elétrica, com o lúmem é possível entender a intensidade luminosa de uma luminária.

4. Adquirir produtos sem garantia ou de marcas sem referência no mercado

É importante analisar o tempo de garantia que a luminária de LED pode oferecer, optar por produtos de baixa qualidade e garantia resultará em manutenção e consequentemente novos custos.

5. Optar apenas pelo produto de menor preço

As vezes no intuito de economizar optamos pelo produto de menor valor, entretanto é muito importante que a qualidade e garantia sejam levadas em consideração.  Então, melhor do que se preocupar com preços, é analisar as características técnicas daquele produto, mesmo porque o retorno do investimento será rapidamente notado.

Considerando todos esses fatores fundamentais no momento de escolha da luminária de LED ideal, o custo, com certeza não deve ser o fator mais importante no momento da compra. Visto tantas informações, vale a  pena investir em Produtos de Alta Performance que somente empresas capacitadas e que entendem de iluminação de qualidade podem oferecer!