Veja algumas dicas para a elaboração do projeto luminotécnico

10/11/2017
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

A iluminação de um local, seja uma área interna ou externa, é de grande importância, afinal tanto a falta de luz quanto o excesso dela podem incomodar muito, não é mesmo? Por isso é fundamental a elaboração de um projeto luminotécnico.

Um projeto luminotécnico é o conjunto da arquitetura da disposição de luminárias e a sua iluminação artificial, ou seja, sua função é combinar a estética do ambiente iluminado e o uso correto de cada luminária. O projeto luminotécnico tem como principal objetivo a visualização adequada de um ambiente que, a partir de uma análise, é possível saber a quantidade de luz necessária e o cálculo do nível de iluminação para que haja conforto visual em determinado local. Com ele é possível desenvolver um estudo que considere conforto, economia de energia e o posicionamento das luminárias.

Confira algumas dicas para a elaboração do projeto:

 • Antes de elaborar um projeto luminotécnico é fundamental fazer um levantamento de necessidades e compreender a finalidade do ambiente, considerando itens como áreas de trabalho, área de lazer, luz natural ou sombra.

Compreenda bem a arquitetura do local, ela precisa ser bem analisada, assim como os dados de instalação (existência de obstáculos, mobiliários e máquinas que podem atrapalhar a distribuição de luz), metragem e compatibilização do projeto elétrico.

Defina o nível de luz do ambiente focando nas atividades que serão realizadas. A norma brasileira ABNT 8995 – Iluminância de interiores estabelece níveis de Iluminância – lux-médios para cada local. Com um luxímetro é possível fazer a medição do nível de iluminação (iluminância) e comparar com os valores normativos para eliminar quaisquer erros quanto a qualidade da iluminação do ambiente.

Com essas informações em mãos é possível fazer o levantamento do projeto com a utilização de softwares de apoio específicos para a realização de cálculos com base na planta baixa do ambiente, o que torna possível projetar a distribuição dos elementos de luz, ter conhecimento de qual será o payback do projeto e também visualizar o projeto em 3D, como exemplo abaixo:

 

O projeto luminotécnico é uma forma de conciliar técnica e arte de iluminação, porém é fundamental adquirir produtos com qualidade e procedência para garantir que o projeto seja eficiente e assertivo.  Uma solução é optar por luminárias de LED (sigla para Light Emitting Diode), por exemplo, para ambientes onde são desenvolvidas atividades que necessitam de atenção e mais iluminação para garantir a eficiência energética necessária. Além da versatilidade e da economia que possibilitam, as luminárias de LED possuem bastante vida útil e exigem pouquíssima manutenção, sendo também muito resistentes a impactos e vibrações, o que reduz a necessidade de troca.

É importante salientar ainda a importância da aquisição das luminárias LED específicas para um projeto luminotécnico, pois elas devem seguir rigorosamente os padrões de acabamento e qualidade, e devem ainda ser adquiridas de empresas que testam e inspecionam os equipamentos em laboratórios para certificações de qualidade.

Deseja solicitar um Projeto Luminotécnico? Clique aqui e saiba mais